20 de maio de 2013

IMAGINARIUS 2013



A 13ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua toma conta da cidade de Santa Maria da Feira entre 24 e 26 de maio. Ao longo de três dias, mais de 400 artistas de 16 países ocupam e reinventam os espaços públicos daquela que é considerada a “capital das Artes de Rua” com 48 projetos, 117 espetáculos – todos com entrada gratuita –, 25 estreias nacionais, 19 estreias absolutas e cinco criações próprias.
Numa edição marcada pela qualidade dos projetos apresentados, o júri do ‘Mais Imaginarius’ – espaço do Festival Imaginarius aberto a jovens criadores de todo o mundo – selecionou 23 das 129 propostas rececionadas, nas áreas de Graffiti, Performance, Música, Teatro, Circo, Instalação e Dança. Quinze são nacionais e oito internacionais.
Portugal, Holanda, França, Alemanha, República Checa, Reino Unido, Espanha e Itália são os oito países representados no ‘Mais Imaginarius’.
Os projetos selecionados serão apresentados a par da programação oficial do Imaginarius, de 24 a 26 de maio, em espaços públicos da cidade de Santa Maria da Feira.
Esta componente do Festival, que desafia e abre espaço a propostas arrojadas de jovens artistas que propõem caminhos artísticos que questionem o espaço público nas suas perceções, tem vindo a afirmar-se como uma aposta inequívoca.
A diversidade, quantidade e qualidade dos projetos que têm sido apresentados ao ‘Mais Imaginarius’ revelam a vontade dos artistas de ocuparem o espaço público de Santa Maria da Feira e de se expressarem.
Nesta quinta edição, o Festival provocou também os artistas a apresentarem projetos que confrontem a cultura local com linguagens artísticas contemporâneas, valorizando conceitos que encontrem uma implementação específica no território de Santa Maria da Feira.
Pela primeira vez em cinco anos, o ‘Mais Imaginarius’ vai premiar os autores dos três primeiros projetos selecionados com a possibilidade de participarem numa residência artística dirigida por um jovem criador europeu, no sentido de criarem um objeto artístico a estrear no Festival Imaginarius, que espelhe o intercâmbio entre os diferentes artistas. Os resultados serão anunciados no último dia do Festival.

Sem comentários:

Enviar um comentário